Campanha Solidária no Buritis

29 de janeiro de 2021

Crianças carentes recebem presentes de campanha solidária no Buritis

Após um mês de muitos preparativos e parcerias firmadas, a ação “Natal Solidário no Buritis” teve um final muito feliz. No dia 26 de dezembro, o “Buritis Juntos” entregou os presentes arrecadados na campanha de apadrinhamento de cartinhas às 55 crianças que participaram da ação.

Para preservar a segurança dos organizadores e dos pequenos, a entrega dos presentes não pôde contar com a presença de todos os envolvidos. Mas isso não impediu que as crianças pudessem comparecer. Foi agendado um horário para que cada um pudesse buscar seu presente e, assim, evitar aglomerações. E, claro, só entrava quem estivesse usando máscara!

Parceria que deu certo

O “Natal solidário no Buritis” começou a ser planejado ainda em novembro. Analisando as possibilidades foi decidido que a Associação Ponto Cultural, um projeto local que ampara jovens e crianças da zona Oeste de BH, seria o agraciado. Idealizadora do projeto, criado em 1998, Patrícia Coimbra diz que ele é uma via de mão dupla. “Acompanhar estas crianças é buscar o amor, é recorrer à esperança. Me faz uma pessoa melhor, me ensina valores como empatia, compaixão, solidariedade. E nesta convivência reciproca elas também se desenvolvem, ganham estima, autoconhecimento e valores que educam para um futuro mais feliz.”

A ideia era que cada uma das crianças escrevesse uma cartinha contando um pouco sobre suas características e como gostam de se divertir. Depois disso, o desafio foi encontrar padrinhos para realizar cada um dos desejos contidos nas 55 cartinhas. Para surpresa do grupo não foi nada difícil. Metade das cartinhas foi apadrinhada pelos colaboradores e clientes da VPR Imóveis e a outra metade foi acolhida pelo morador e empresário Dierley Rodrigues, que as disponibilizou em seu empreendimento no bairro, o Espaço DR.

Em menos de um mês, os moradores e clientes dos empreendimentos parceiros se sensibilizaram com a ideia. Karolyne Bueno foi uma delas. Ao ficar sabendo da ação foi uma das primeiras a escolher uma cartinha para apadrinhar. “Ajudar as pessoas é um ato de amor. Ver essas crianças felizes me faz feliz também. Às vezes uma coisinha de nada, um simples carrinho de plástico, faz muita diferença para eles. Eu acho que, ao participar de algo assim, na verdade eu estou ajudando a mim mesma. Foi lindo acompanhar as fotos e vídeos e ver a alegria deles com os presentes nas mãos”.

Bom na Bola Bom na Vida quer maior participação da comunidade

O projeto Bom na Bola Bom na Vida inicia 2021 com a expectativa de desenvolver importantes trabalhos sociais junto às comunidades do Buritis e região. E para alcançar este objetivo espera contar com a maior participação da comunidade. A coordenadoria do projeto decidiu abrir espaço para receber sugestões para a escolha do tema/slogan de suas campanhas institucionais anuais referentes ao BH SEM PRECONCEITO / BH SEM RACISMO e Cultura pela paz – não violência. “Nosso desejo é estar cada vez mais próximos da comunidade e despertar em cada pessoa o desejo de ser um voluntário. Isto foi o que nos motivou a lançar esta ideia”, comenta Carlos Vasconcelos, o Karlinhos, coordenador do Bom na Bola Bom na Vida.

Mais uma vez o projeto social irá basear suas ações para o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030 da ONU, que vem com interessantes planos para todas as faixas etárias, inclusive para o público 60+, por meio de segmentos e modalidades esportivas diversas, bem como turismo e geração de renda e trabalho.

Como primeira ação do ano, o Bom na Bola irá destacar a campanha Janeiro Roxo, que chama a atenção para os cuidados com a hanseníase, doença que pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a segunda posição no mundo em maior número de casos, ficando atrás somente da Índia. “Infelizmente, muita gente ainda hoje não tem conhecimento sobre a hanseníase. O Ministério da Saúde alerta que quanto mais cedo diagnosticada, mais cedo a pessoa poderá ser tratada e, assim, evitar sequelas. A doença tem cura e o SUS disponibiliza gratuitamente do diagnóstico ao tratamento. Temos que fazer essas informações chegarem ao maior número de pessoas possível”, ressalta Karlinhos.

Interessados em participar ou apoiar as campanhas do Bom na Bola Bom na Vida já podem contatar Karlinhos pelo Whatsapp 99791-2605 ou 98859-1211 ou pelo e-mail bomnabolabomnavida@gmail.com.