Reportagem da Associação Ponto Cultural no Jornal do Buritis

10 de fevereiro de 2020

Reportagem da Associação Ponto Cultural no Jornal do Buritis

Inconformada com a situação de vulnerabilidade social de muitas crianças que residem em comunidades da nossa regional oeste, a pedagoga Patrícia Coimbra criou em agosto de 1998 a Associação Ponto Cultural. O objetivo era reduzir o número de crianças expostas a diversos riscos sociais, especialmente o contato com as drogas. Elas participam de oficinas de esporte, dança, música e ainda recebem acompanhamento escolar. Quase 22 anos depois, a Associação se orgulha em ter feito a diferença na vida de quase duas mil crianças.

Os trabalhos da Associação Ponto Cultural acontecem em dois locais: no salão da capela Nossa Senhora do Rosário, no bairro Jardim América, e nas quadras de futebol society do Espaço W11, no vizinho Estoril. Este segundo, inclusive, uma parceria que existe desde o ano de 2003 e considerada uma de suas maiores conquistas. “Para essas crianças terem a oportunidade de jogar futebol em um local como o Espaço W11 é algo simplesmente fora da realidade. Estar aqui para muitas delas significa ter dignidade”, diz Patrícia, que ainda se emociona ao falar sobre o assunto.

Em 2019, a Associação atendeu 45 crianças. No passado, o número já chegou a 180. Contudo, as dificuldades financeiras não permitem mais esse atendimento. Para este ano (as atividades começam em março), a expectativa é a manutenção dessas 45 crianças e, quem sabe, a ampliação para 60. “É muito difícil. Vivemos de verbas da Lei Cultural e de doações de pessoas e empresas. O dinheiro mal dá para custear os profissionais. Tanto que buscamos incessantemente voluntários que possam suprir a demanda”. A Associação Ponto Cultural se orgulha por ter contribuído para o sucesso de alguns jovens. De acordo com a fundadora, das atividades já saíram jogadores e professoras de balé. “Ver o sucesso desses atendidos é o que nos motiva a continuar. Sei que não são 100%, mas garanto que 80% das crianças que passaram pela gente tiveram um futuro bem diferente do que o que as esperavam”.

Saiba como contribuir para o Projeto Arte e Cidadania clicando aqui. Sua ajuda é muito importante para o futuro de nossas crianças e adolescentes!