Participação de Patrícia Cesario no debate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

17 de maio de 2019

Agradeço a oportunidade oferecida pelo Dep. Professor Cleiton, para compor a mesa na Assembleia Legislativa para reflexão do tema: Alternativas para o Terceiro Setor.

Representantes de organizações pedem menos burocracia e incentivo à profissionalização na Audiência da Comissão de Participação Popular – ALMG, realizada no dia 15/05/2019.

A Patrícia Cesario, da Associação Ponto Cultural, expressa sua dificuldade, compartilhada com outras organizações, sobre a falta de padronização dos editais em relação aos modelos de propostas de projetos a serem apresentados para captação e recursos: “Cada organização tem um modelo próprio de projetos”. Ela cita também uma outra questão crítica enfrentada pelo setor, que é a dificuldade para se registrar atas nos cartórios, que cobram taxas altíssimas, pedem tempo abusivo quando comprovado o direito à isenção das taxas e não tem normas e regras na exigência da documentação.

⠀⠀

Ela cita também a dificuldade que a maioria das organizações tem com o registro de dados, relatórios, monitoramento, avaliação e impacto dos projetos, reforçando a fala da Dra. Maria Lúcia, sobre a necessidade urgente da profissionalização do setor.

⠀⠀ #oscsdeminas #representatividade #terceirosetor #oscs #fundamig #social #terceirosetorempauta #inovaçãosocial #terceirosetoremminas #filantropiamg #políticaspúblicas